Exportando talentos
- Ohanna Patiele Santos
- 7 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de nov. de 2022
Parceria do IESB com universidades da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina abre portas para estudantes brasileiros

Desde 2011, o programa de internacionalização do IESB proporciona aos alunos a possibilidade de intercâmbio em universidades do México, Estados Unidos, China, Suíça, Itália, Portugal, Espanha, Geórgia, República Tcheca, Taiwan e Holanda. Essa oportunidade mudou a vida da jornalista Jéssica Germano, 28 anos.
Durante a pós-graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, Jéssica fez intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. Na viagem, conheceu profissionais e veículos de comunicação, o que lhe abriu as portas para um estágio.
“Eu passaria apenas as três semanas do intercâmbio, mas fui convidada para participar do Congresso da Imprensa de Língua Portuguesa em Aveiro e fiquei outras duas semanas em estágio no jornal Região de Leiria”, conta. Encantada pelo país, a brasiliense deixou tudo e se mudou para Portugal em março deste ano. Voltou a trabalhar no Região de Leiria e inicia em setembro o mestrado em Comunicação e Mídia, para o qual ganhou bolsa por mérito.
“A educação me possibilitou viver mais que um sonho profissional. É um sonho de vida viajar, conhecer o mundo, escrever sobre o que tem nele, contar histórias. Estou tendo oportunidade de apresentar para as pessoas o que eu aprendi e explorar novas possibilidades de comunicação ainda pouco habituais”, afirma Jéssica.
Apaixonada pelo jornalismo desde a infância, Jéssica se formou no IESB em 2012. Durante a experiência de seis anos nos Diários Associados, Jéssica trabalhou no jornal Correio Braziliense e na Revista Encontro e pode se dedicar à outra paixão: a gastronomia.
Atualmente, a jornalista é colaboradora da revista de bordo da TAP, UP Magazine, e da revista GPS Lifetime Brasília. Jéssica também escreve para o blog You Must Go e mantém o perfil Falando Brasileiro (@falando.brasileiro) no Instagram, onde mostra suas descobertas em Portugal.


Comentários