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Desenvolvimento de jogos digitais desponta como profissão do futuro

  • Ohanna Patiele Santos
  • 6 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura
O IESB oferece a graduação em Jogos Digitais para formar profissionais capazes de atuar no mercado que movimenta mais de US$ 1 bilhão no país


O mercado de jogos digitais no Brasil é próspero. São 66,3 milhões de gamers brasileiros, que movimentaram cerca de US$ 1,3 bilhão em 2017, conforme levantamento realizado pela Newzoo – consultoria especializada no mercado de games. Se levarmos em consideração quem joga qualquer tipo de jogo eletrônico, esse número chega a 75,5% dos brasileiros, segundo a pesquisa Game Brasil, divulgada em maio deste ano.

Para formar profissionais capacitados para esse mercado, o IESB oferece desde 2010 o curso tecnólogo em Jogos Digitais, com duração de dois anos e meio. A graduação tem nota 4 no MEC e prepara o aluno para a criação de jogos, roteiros e animações.

Jogo Alkimya desenvolvido por Leonardo Batelli
O Brasil possui mais de 66 milhões de gamers e movimenta cerca de R$ 1,3 bilhão por ano

Formado em Jogos Digitais pelo IESB em 2013, o empreendedor Leonardo Batelli, 33 anos, explica o que é necessário para ingressar nesse universo.


“Desenvolver um jogo é muito complexo. É um campo além do cinema em termos de complexidade, porque é um filme com interatividade. Tem a parte de programação e o design, mas também exige conhecimentos de física, biologia, trigonometria, até um pouco de psicologia”, afirma.


Para a criação de uma nova realidade, são aplicados conhecimentos em programação, inteligência artificial, design gráfico, ilustração em 2D e 3D, animação, sonorização, roteirização, iluminação e correção de cores. O projeto ainda necessita de uma equipe de marketing e negócios, que irá divulgar, distribuir e vender o novo jogo.


“A grade do IESB é bastante completa. Você vê um pouco de tudo, conhece todas as áreas. Eu fiz um networking incrível, conheci vários profissionais da indústria e me encontrei profissionalmente”, conta.

Em 2014, Leonardo fundou a empresa Bad Minions, responsável pela criação do Alkimya, premiado como melhor jogo pelo voto popular no Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames) de 2016, e com menção honrosa na Game Developers Conference (GCD) 2018 em São Francisco - EUA. O jogo ainda está em desenvolvimento para computador e consoles (XBox e PlayStation) e deve ser lançado no ano que vem.


Leonardo Batelli é desenvolvedor de jogos
Leonardo Batelli fundou a empresa Bad Minions, responsável pela criação do Alkimya

“Eu nunca imaginei estar conversando com a Sega e com a Konami, que são empresas gigantescas e que fazem produtos que eu consumo desde a infância”, afirma Leonardo.

A gameficação – aplicação das técnicas de jogos para outros fins como educação e saúde – tem sido um dos principais motivos do crescimento do setor. Leonardo destaca que o mercado internacional de jogos digitais ultrapassa os US$ 100 bilhões por ano, com faturamento maior que as indústrias do cinema e música.


“O mercado tem uma série de oportunidades, como na educação, nos processos de qualificação de funcionários e nos aplicativos de exercício. Esse sistema de recompensa permite que as pessoas tenham um desempenho melhor e podem modificar comportamentos”, diz.


Reportagem publicada no G1 Especial Educação Transformadora, uma parceria com o Centro Universitário IESB

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